MULHERES FAMOSAS E IMPORTANTES COMO SENSUAIS PIN-UPS

Antigamente lugar de pin-up era na parede. Nos anos 40 e 50 era passatempo entre os soldados americanos pendurar (em inglês, pin-up) fotos de mulheres bonitas em seus alojamentos e que de certa forma constituíam um incentivo para as tropas. 

Para o artista gráfico americano Koren Shadmi, pin-up foi um estilo para esses anos dourados das ilustrações, quando artistas como Alberto Varges, Gil Elvgren , ou virtuoso Robert McGinnis criaram desenhos celebrando a beleza feminina de uma forma lúdica e um pouco ingênua.

O ilustrador e cartunista residente no Brooklyn que, com o passar do tempo tornou a fotografia o principal meio de “retrato”, deixando a forma romântica de criações como o desenho, para permanecer apenas como uma memória que aparece ocasionalmente no Tumblr.

Com a sua série de ilustrações “TO DIE FOR” (para morrer), Shadmi pretende reviver isso ou pelo menos dar um pouco de “ar fresco” para esse estilo. Sabendo que não fazia sentido para desenhar uma pin-up mostrando mulheres bonitas fazendo tarefas domésticas ou trabalhar como meros objetos sexuais, o artista reconheceu o lado machista das obras originais, e queria dar um giro. E foi assim que teve algumas das mulheres mais influentes da história, e desafiou-as de papéis de gênero, para mostrá-las como símbolos de beleza para desfrutar da sua sexualidade, mas não se limitando a isso.

A característica que todas essas mulheres têm em comum é que elas estão mortas, e é assim que o nome veio da série, que acabou virando um calendário. Em suas páginas, vemos Frida Kahlo, Amelia Earhart, Natalie Wood e outras mulheres que se distinguiram por suas conquistas e coragem, além de sua beleza. 

Veja abaixo algumas de suas ilustrações e saiba mais no site do artista: 
KorenShadmi

Frida Kahlo

Maria Antonieta


Zelda Fitzgerald


Bonnie Parker


Natalie Wood


Isadora Duncan

Amelia Earhart

Jayne Mansfield
Joana D'arc






Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE REBORN DE LARISSA VERSOLATO

As expressivas esculturas em argila de Jurga Martin

Romero Britto e sua arte inspiradora