02/02/2014

Donald Zolan - O pintor das Crianças



Donald Zolan nasceu em Brookfield, Illinois, nos EUA em Agosto de 1937 e faleceu em Julho de 2009. Zolan foi um pintor em que os grandes protagonistas das suas obras eram as crianças. Tendo nascido no seio de uma família com quatro gerações de artistas, começou a desenhar aos três anos de idade e aos cinco criou a sua primeira aquarela, copiando a imagem de um livro aos quadradinhos da Walt Disney. Aos treze anos, recebeu uma bolsa do prestigiado Instituto de Arte de Chicago.Após a formatura, foi selecionado como aprendiz de Haddon Sundblom, o conhecido ilustrador do Pai Natal da Coca-Cola.Durante os doze anos seguintes, Zolan foi muito bem sucedido na indústria da arte comercial. No entanto, ele descobriu que sua paixão era os seus quadros de arte que foram mostradas em galerias e museus ao redor do mundo. Finalmente, ele abriu a sua própria galeria em Nantucket. A partir daí, a sua obra floresceu até ao que é hoje.








Zolan usava muitas vezes a luz como uma força unificadora nas suas pinturas, para enfatizar o quão brilhante o mundo de uma criança é. É reconhecido como um dos maiores pintores na área infantil.As suas telas expressam com fidelidade os sentimentos das crianças. Ele retrata de forma única nos seus trabalhos a Alegria da infância, com os seus desejos, espontaneidade, ternura, inocência e Amor.Um artista com um lado humano extraordinário.

"Certamente, os meus pais deram-me carinho e apoio o que me permitiu ser um artista. Eles criaram uma vida maravilhosa, uma família feliz que forneceu, até hoje, a inspiração para muitas das minhas pinturas. (Donald Zolan) "
Eu adoro crianças, a maneira como os seus olhos brilham de entusiasmo, despertando o mundo ao seu redor. É um momento maravilhoso da vida. Um tempo em que cada nova descoberta é um momento mágico (Donald Zolan) "
Gostaria que todas as crianças, aqui na América e no mundo inteiro pudessem viver como as crianças seguras e felizes que mostro nas minhas pinturas. (Donald Zolan)”

"Para o futuro, eu gostaria de continuar trazendo alegria e felicidade às pessoas de todo o mundo através da minha arte ... 
Eu sou abençoado com o fato de que amo aquilo que faço (Donald Zolan) "
"… num belo dia de Outono, com três anos de idade, estava sentado numa pedra atrás da nossa casa em Brookfield, Illinois, e como muitas crianças, perguntava-me o que eu seria no futuro… lá sentado, ouvi uma voz calma e linda vinda do meu interior que dizia claramente que eu seria um artista, um artista famoso (Donald Zolan) “
As suas telas estão presentes nas melhores galerias de arte e museus de todo o mundo, também podem ser encontradas em bonecos, puzzles, cartões e muitos outros objetos.

A importância das crianças na nossa vida, a harmonia social e a construção de um mundo melhor, estão sempre presentes nas suas pinturas as suas telas mostram o rosto inocente das crianças, a sua pureza, a sua alegria, a sua meiguice.
"... depois de pintar um vasto leque de assuntos, o meu primeiro amor ainda é a criança." (Zolan ). Foi seis vezes vencedor do America's Favorite Plate Artist e doze vezes vencedor do Collector Editions Awards of Excellence.

Zolan deixa para trás um enorme legado de arte com mais de 200 pinturas a óleo da colecção que vai continuar a ser licenciada nacional e internacionalmente pela sua esposa, Jennifer Zolan.
A Morte súbita Zolan não permitiu que ele conseguisse cumprir todos os seus sonhos, mas Jennifer Zolan continuará a sua obra e o seu legado, com a intenção de criar um museu para crianças e também programas para ajudar jovens artistas, carentes e aspirante a alcançar seus sonhos artísticos.
Donald Zolan um pintor extraordinário, que pintava com amor e alma, conseguindo transmitir a quem aprecia as suas telas, uma sensação de paz interior oriunda do mundo mágico, inocente e feliz das crianças. 


































Site Oficial Donald Zolan



QUANDO O ORIGAMI ENCONTRA A DANÇA E A FOTOGRAFIA

Melika Dez  e  Pauline Loctin , artistas de Montreal, se conheceram em janeiro de 2018 e decidiram combinar suas imaginações em uma colabor...