Romero Britto e sua arte inspiradora


Conheça um pouco de Romero Britto, um dos grandes talentos brasileiros das artes na atualidade


Romero Britto nasceu em 6 de outubro de 1963. Ele começou sua carreira aos 18 anos em Pernambuco. Mas desde os 8 anos já tinha começado a se interessar pelas artes plásticas, e demonstrava seu talento. Atualmente é um dos mais premiados pintores brasileiros. Ele alega ter criado seus quadros para invocar o espírito de esperança e transmitir uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”

Romero Britto impressiona com sua arte inovadora e com a alegria das cores maravilhosas de suas obras.

Em 2005 Romero foi nomeado embaixador das artes do Estado da Flórida pelo ex-governador Jeb Bush(irmão de George W. Bush e também membro do Partido Republicano). Concomitantemente, em 2005 e 2006, Romero Britto foi convidado a participar de uma pequena lista de artistas internacionais selecionados para a Bienal de Florença,“Arts and Exhibitions International” Foi convidado para criar uma pirâmide comemorando o retorno da exposição do Tesouro de Tutancâmon a Londres, depois de 35 anos. A pirâmide de Romero é a maior instalação de arte na história do Hyde Park até hoje, com a altura equivalente a um edifício de quatro andares. Foi produzida em tributo às antigas Pirâmides de Gizé, a última das sete maravilhas do mundo antigo. A pirâmide está programada para ficar permanentemente instalada no Museu da Criança no Cairo, Egito. 

Em 2008, Romero Britto criou uma série limitada de selos postais intitulados Esportes para a paz, que celebraram o memorável talento dos atletas para os Jogos Olímpicos de Beijing, e também mostrou sua arte no famoso Museu do Louvre, em Paris. Britto acredita que “A arte é muito importante para não ser compartilhada”, e esta é uma das razões pelas quais ele criou a Fundação Romero Britto, em 2007.

Em 2012, foi pela primeira vez, homenageado por uma escola de samba: A Renascer de Jacarepaguá que contou a vida do artista em sua estreia no Grupo Especial com o enredo "Romero Britto, o artista da alegria dá o tom na folia". A escola abriu o Carnaval do Rio de Janeiro de 2012, sendo a primeira escola a desfilar no domingo de carnaval.

Romero Britto é casado com a norte-americana Cheryl Ann Britto, com quem tem um filho, Brendan Britto e atualmente mora em Miami, na Flórida, Estados Unidos.

Conheça um pouco dos quadros de Romero Britto e alguns objetos inspirados pela alegria e o colorido ímpar de suas obras:











































Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE REBORN DE LARISSA VERSOLATO

As expressivas esculturas em argila de Jurga Martin