Joana Vasconcelos e sua arte contemporanea

Joana Vasconcelos, nascida na França (1971) e radicada em Portugal, é uma artista plástica contemporânea, considerada como uma das mais marcantes da última década, tendo já ganho diversos prêmios.


Formou-se no AR.CO, em 1996 e trabalha frequentemente com escultura e com instalação. 


Joana tem um trabalho de apropriação, descontextualização e subversão de objetos pré-existentes e realidades do cotidiano. Suas obras possuem uma identidade, faz críticas à sociedade contemporânea e dos vários aspectos do coletivo

escultura "Tutti-Frutti" ,feita em aço, tem quatro metros de altura e centenas de formas de praias em plástico coloridas




Joana tem suas obras feitas de materiais que vão desde o crochê, panelas, espanador de pó, baldes e moldes de praia (aqueles que as crianças adoram brincar na areia) até absorventes higiênicos internos (os tampões femininos) onde ela faz belas e expressivas obras , como "Cinderela” , por exemplo , um sapato gigante de 3 metros todo montado com panelas e suas tampas.


A escultura “A Noiva”, feita  com milhares de tampões higiênicos





Escultura "Cinderela" feita com panelas e tampas

Suas esculturas e instalações de estética pop são verdadeiras explosões de cores e texturas, criadas a partir da junção de vários objetos que dão vida à outros ou com interferências em sua estrutura original. Uma de suas marcas registradas é a série revestida com crochê, que dá uma segunda "pele" a vários objetos.




















Saiba mais de Joana Vasconcelos acessando acessando seu site

Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE REBORN DE LARISSA VERSOLATO

As expressivas esculturas em argila de Jurga Martin

Romero Britto e sua arte inspiradora