Esculturas inspiradas em desenhos do cartunista Lan

As mulatas Isaura e Olívia, agora em formas tridimensionais, fazem parte do acervo esculpido por Marcus André Salles e exposto na mostra 'Mulheres do Lan' (Foto: Divulgação)



As conhecidas mulheres de Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cortellini Rossi Rossini ou simplesmente Lan, cartunista italiano que ficou famoso por retratar os costumes cariocas por meio de charges e desenhos publicados em jornais e revistas, ganharam uma série de 13 esculturas em metal numeradas e assinadas pelo artista plástico Marcus André Salles ,que  fizeram muito sucesso em exposição no ano passado na cidade do Rio de Janeiro.


Cada peça tinha, em média, 50 centímetros de altura e foi esculpida em uma liga metálica composta por bronze, alumínio e cobre. Fizeram parte da coleção mulheres como as irmãs Marinho — Olívia, mulher de Lan há 50 anos, Mary e Norma —, estrelas do show no Golden Room do Copacabana Palace nas décadas 50 e 60; a mulata Isaura e a Flamenguista. Cada uma com características próprias, mas todas procedentes do universo calipígio de Lan. 

A transformação dos traços em esculturas com formas e volumes sinuosos não foi tarefa fácil, como relembra Marcus André. O escultor, que também é professor, precisou tender-se a pequenas adaptações para recrias as personagens em três dimensões.

A Flamenguista e o Malandro também fazem parte do acervo que será exposto no Rio a partir desta quarta-feira (16) (Foto: Divulgação)
















Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE REBORN DE LARISSA VERSOLATO

As expressivas esculturas em argila de Jurga Martin

Romero Britto e sua arte inspiradora