Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 15, 2014

REALISMO: PINTURA, CARICATURAS E DESENHOS DE FABIANO MILLANI

Imagem
Fabiano Millani nasceu em São Paulo no dia 27 de junho de 1981. Paulista de origem e gaúcho de criação, Millani iniciou a sua carreira artística aos 17 anos, na cidade de Santo Ângelo (RS) - onde reside atualmente -, ao fazer um curso de desenho artístico com Edegar Cavalheiro no Centro Municipal de Cultura. Foi a partir de então que iniciou a sua incansável busca pelo realismo, passando, no ano posterior (1998), a ministrar o curso. Em 2003, Fabiano começa a expandir suas fronteiras. No concurso estadual "Descobrindo Talentos", realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), conquista o 3º lugar com a obra "O Executivo". Ainda nesse mesmo ano, desperta a sua paixão pelas tintas e conclui um curso de pintura contemporânea com Tadeu Martins. Com a pintura "Cartas vermelhas", conquista o 2º lugar no concurso "80 anos da Coluna Prestes", realizado no ano de 2004. Nessa época, Millani também amplia o seu curso de desenho para outras cidades da re…

CARICATURA: A ARTE DE DISTORCER PESSOAS FAMOSAS

Imagem
Caricatura é a arte que enfatiza e exagera as características da pessoa de uma maneira cômica. Celebridades da política, do esporte, da classe artística, são os alvos preferidos das sátiras feitas por um caricaturista, onde características como, defeitos físicos, trajes, gestos, comportamentos, tiques verbais, manias…, são ampliados e deformados, provocando o riso. 

Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare, (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção). Usada normalmente como sátira política ou comportamental, a arte da caricatura requer habilidade artística e senso crítico bastante aguçado.
A caricatura é a filha do expressionismo. Segundo os críticos de arte, o atributo de uma boa caricatura está na máxima expressividade com um mínimo de traços capazes de fazer um observador reconhecer a personalidade estereotipada em uma sátira.

Selecionamos aqui algumas caricaturas interessantes: