22/01/2014

Bonecos Inusitados



Dilma, Neymar e Fuleco (o mascote da Copa) estão entre os novos "Caganers" ,bonecos de cerâmica que fazem cocô e que são tradição na Catalunha




O "Caganer", tradicional santo "cagão" das festividades catalãs, recuperou nos últimos anos a popularidade com os traços das "celebridades" deste mundo, e é agora exportado para além das fronteiras da Catalunha.

Sinônimo de fertilidade numa sociedade de tradição agrícola, esta figura de terra representando um camponês em posição de evacuação, remonta, segundo os historiadores, à exaltação realista da época barroca, no século XVIII.

O "caganer" simboliza a necessidade de fertilizar a terra para ter uma boa colheita no ano seguinte", explica Jacques Deloncle, curador do museu do Castillet, em Perpignan, "capital" da Catalunha francesa.

"Mas ele constitui também uma forma de irreverência que lembra a todos que os homens são iguais quando se trata da vida e das funções biológicas", acrescentou este etnólogo. Entre as novidades da coleção estão a presidente Dilma Rousseff, o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, Neymar,  o cantor Bob Marley e o Fuleco, mascote da copa, além de outras personalidades dos esportes, da política e das artes.

"Antes, produzíamos apenas o camponês típico, mas tivemos que começar a fabricar variantes, porque já não vendíamos mais. Em 2003, começamos a produzir personagens, que foram muito bem recebidos", explica Alós.
Nos últimos anos, foram fabricadas mais de 30 mil unidades de mais de 300 modelos, que são vendidas entre de 12 a 17 euros.








  















ARTISTA CRIA OBRAS DE ARTE COM TECIDOS



A artista  usou fitas de tecido para elaborar sua nova série de telas. As peças formam uma combinação de roupas, lençóis, lenços, chenille vintage e colchas, entre outros tipos de têxteis. 


As criações de Turner são peças contemporâneas inspiradas em ritos de passagem, como formatura e casamentos. Ela pretende com suas obras contestar os papéis estabelecidos para homens e mulheres na sociedade.Confira:











QUANDO O ORIGAMI ENCONTRA A DANÇA E A FOTOGRAFIA

Melika Dez  e  Pauline Loctin , artistas de Montreal, se conheceram em janeiro de 2018 e decidiram combinar suas imaginações em uma colabor...