16/08/2018

A AUTO REPRESENTAÇÃO NA ARTE DE CRISTINA TROUFA

Cristina Troufa é uma artista portuguesa ,nascida na cidade do Porto, Portugal, em 6 de Fevereiro de 1974. Licenciada em Pintura desde 1998 e mestre em Pintura desde 2012, ambas na FBAUP (Universidade de Belas Artes do Porto). Expôs em Portugal, em exposições individuais e coletivas desde 1995 e em exposições internacionais na Itália, Espanha, Austrália, França, Canadá, Dinamarca, Taiwan, Inglaterra e EUA. Cristina Troufa quer consolidar a ideia de um auto-retrato e / ou auto-representação, mas por outro lado quer refletir sobre um auto-retrato espiritual, emocional e psicológico, que pode ser feito conceitualmente. Ela usa sua própria imagem em pinturas autobiográficas que exploram sua vida e crenças espirituais. Como forma de autoconhecimento e autoquestionamento, o seu trabalho explora um mundo interior de forma simbólica, que permanece inacessível ao apreciador de arte que só pode adivinhar o que cada pintura representa.

A artista descreve seu trabalho como: “… algo espiritual, um caminho entre várias vidas e várias vezes na mesma vida, coexistindo lado a lado de estratégias de auto-representação que, em última instância, questionam o sentido da vida” ... “O tema do meu  trabalho é sobre minha vida, sobre mim e minhas crenças. Eu exploro em meu trabalho a auto-representação na busca de meu eu interior, meu autorretrato. " “A autorepresentação, como elemento visível no meu trabalho, é fruto de uma autorreflexão, com foco no desenvolvimento pessoal, estados espirituais e emocionais, justificando a ideia de que o trabalho feito por mim, são autorretratos. Metaforicamente, eles narram, estados de espírito, momentos de evolução e cura, tratamentos alternativos realizados e questões espirituais relacionadas à morte que, desde criança, assaltam minha mente, particularmente a reencarnação e o crescimento espiritual que isso acarreta ”.

(Fonte: Saatchiart)






















BANDALOOP - O GRUPO PIONEIRO DA DANÇA VERTICAL

Bandaloop, é um grupo de dança que ganhou prestígio por suas apresentações que reúnem uma fusão de coreografia, força física, técnicas ...