MONUMENTOS E ESTÁTUAS CRIADOS EM HOMENAGEM A FIGURAS PÚBLICAS AO REDOR DO MUNDO

Selecionamos alguns dos muitos monumentos e estátuas existentes ao redor do mundo, que foram criados como forma de crítica social , mas , que na maioria das vezes, em homenagem a figuras públicas de cada local ,como políticos, músicos, poetas... Confira:



Acima temos um dos monumentos mais criativos do mundo. Está localizado em Wroclaw, na Polônia sobre a passagem da rua Swidnicka. Congeladas em movimento, as figuras cinzas e anônimas, descem ao solo de um lado da rua cumprindo uma marcha simbólica para depois aparecer no lado oposto.

As esculturas foram feitas por Jerzy Kalina, escultor, criador de filmes e cenografia teatral, vitrais, desenhos animados e documentários, um dos primeiros artistas da Polônia.

Este impressionante monumento honra todos os presos , desaparecidos e os “sugados pela Terra” durante o regime comunista na Polonia. Estas esculturas foram colocadas durante uma noite de 2005.

Fabulosa a forma como se consegue transmitir através do bronze tanto dramatismo, emoções e dor!


Esse monumento ,"Memorial JK", localizado no Eixo Monumental, em Brasília, homenageia o presidente brasileiro responsável pela construção da nova capital federal com uma estátua de Juscelino e sua esposa Sarah Kubitschek.


A estátua foi criada e produzida pelo artista Edgar Duvivier, tendo sido Clarice Lispector retratada com seu cão Ulisses. A estátua fica no Leme, zona sul do Rio de Janeiro


Tom Jobim, é homenageado com uma estátua na orla da praia de Ipanema, Rio de Janeiro 

A estátua de Carlos Drummond de Andrade preserva a memória de um dos maiores poetas brasileiros do século XX. Está fincada no famoso calçadão de pedras portuguesas da orla de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Estátua da atriz francesa Brigitte Bardot e fica em Buzios, Rio de Janeiro

Estátuas de Franklin D. Roosevelt e Winston Churchill em  Bond Street, Londres, Inglaterra


Estátuas de Eleanor e de Franklin Roosevelt fora do centro do visitante de Henry A. Wallace com base na biblioteca e no museu presidenciais de Franklin D. Roosevelt em Hyde Park (NY).

Uma estátua de bronze de Amy Winehouse foi instalada no mercado de Camden, em Londres.O memorial em tamanho real foi projetado por Scott Eaton .

Essa estátua é do artista  Jens Galschiot, e que fica na Dinamarca


Estátua "Thinking" , em Stuttgart, Alemanha

Estátua famosa de Bae Yong-Joon e de Choi Ji-Woo da sonata coreana do inverno da série de drama da televisão em Nami Island, Coreia do Sul


Monumento "Cinco Famosos" na Assembléia Legislativa de Manitoba, Canada, da artista Helen Granger

Escultura "Ninfea" de Maria Gamundi, Venezuela


Acima, temos uma  estátua que tem duas partes e fica no Canadá. A primeira parte é a escultura de cimento de 12 metros de altura de Louis Riel, o fundador da Metis em Manitoba. Foi criado pelo bombeiro aposentado e artista Marcien Lemay. A segunda parte da peça de arte são duas conchas de meio cilindro com 30 pés de altura que sustentam a escultura e têm o nome de Riel e uma citação dele gravada nelas. As conchas foram feitas pelo arquiteto Etienne Gaboury, um parente distante de Louis Riel.



A estátua de bronze a Ray Charles (1930 - 2004), criado pelo artista italiano Marco Zeno, está nos jardins de Montreux Palace, em Montreux, Suíça


Essa estátua fica no Memorial Boulevard, em Winnipeg, Canadá, que presta homenagem às mulheres que serviram nas Forças Armadas do Canadá durante a Primeira e Segunda Guerra Mundial. Durante a Primeira Guerra Mundial, quase 3.000 mulheres canadenses foram enfermeiras militares e, durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 45.000 mulheres foram balconistas, cozinheiros, motoristas de equipamentos pesados, telefonistas, montadores de pára-quedas e mecânicos das forças armadas do Canadá.



O Monumento a Eleanor Lord Pray em Vladivostok, Russia


Esta estátua, chamada de "Dançarina Jovem", está localizada na Broad Court, em frente à Royal Opera House em Bow Street, Covent Garden, Londres - feita pelo escultor italiano, Enzo Plazzotta

Chas Fagan artista é responsável pela criação de duas estátuas de bronze de 2,4 metros dos ex-presidentes americanos, George W. Bush e seu pai, George H.W. Bush e que estão localizadas no pátio da Biblioteca do Museu Presidencial George W. Bush, em Dallas, Texas EUA


Estátua de Laurel e Hardy Statue -fica próxima a Coronation Hall Theatre, 
Ulverston, Cumbria, Inglaterra

Essa estátua fica na Universidade de Chicago, EUA


Estátua de Andy Warhol em Bratislava, Slovakia.



Estátua Mãe e Criança, em Olomouc, República Tcheca




Postagens mais visitadas deste blog

A ARTE REBORN DE LARISSA VERSOLATO

As expressivas esculturas em argila de Jurga Martin

Romero Britto e sua arte inspiradora